31.7.06

Vida de Plath regressará aos cinemas*












Sylvia Plath escreveu no seu diário, a 12 de Dezembro de 1958: "Por que não escrevo um romance?". Dois anos e meio mais tarde, acrescentou, a tinta vermelha: "Escrevi! 22 de Agosto de 1961". A Campânula de Vidro é um romance intensamente autobiográfico. O retrato que o livro faz de Esther Greenwood, uma jovem estudante e aspirante a poeta, baseia-se em grande parte nas experiências de Plath (1932-1963) durante um verão em que trabalhou como estagiária numa revista de moda em Nova York e um inverno que passou numa série de hospitais para doentes mentais, após um colapso nervoso e uma tentativa de suicídio. O romance foi publicado em Janeiro de 1963. Um mês mais tarde, Plath estava morta. Quando ela colocou a cabeça no forno e esperou pela morte, não fazia ideia de que tinha escrito um dos mais influentes romances do século XX, livro que seria adoptado como texto "sagrado". Que agora, por cortesia da actriz Julia Stiles (que adquiriu os direitos de adaptação), será levado ao grande ecrã. (fonte: Folha S. Paulo via The Independent)

* será a segunda longa-metragem sobre a vida da escritora, depois de Sylvia (2003) de Christine Jeffs com Gwyneth Paltrow.

28.7.06

Centenário Rómulo de Carvalho












No próximo dia 24 de Novembro, data em que se assinala os 100 anos do seu nascimento, um grupo de amigos aproveita a oportunidade para realizar uma série de iniciativas com as quais pretende "recordar e manter viva na sociedade portuguesa a herança intelectual de Rómulo de Carvalho e do seu inseparável "amigo" António Gedeão". O nome Rómulo de Carvalho (falecido em 1997) talvez só diga alguma coisa aos académicos e a quem teve o privilégio de com ele privar como professor. Mas se falarmos em António Gedeão, o homem que escreveu Pedra Filosofal, já o assunto é familiar para um leque mais alargado de pessoas. Uma sessão solene no dia do aniversário, que terá como palco a Academia de Ciências de Lisboa, a inauguração de uma exposição evocativa da sua obra científica, didáctica e poética, a inclusão de um conjunto de obras publicadas no âmbito do Plano Nacional de Leitura são apenas algumas das iniciativas previstas. (fonte: JN)

27.7.06

On the Road integral


















De acordo com notícia do Los Angeles Times, a Viking Press fará uma edição, em 2007, da obra emblemática da beat generation - On the Road, de Jack Kerouac -, a partir do rolo manuscrito original que cinquenta anos antes foi objecto da censura da época que não deixou passar algumas referências a drogas e sexo. No ano em que se celebrará o primeiro cinquentenário do livro de Kerouac, teremos então um On the Road em versão integral mas no formato livro.

26.7.06

Até breve!














A primeira edição dos Ateliers para Crianças da Casa Fernando Pessoa chegou ontem ao fim com uma pequena festa que reuniu os miúdos que participaram no atelier dinamizado por Luísa Gonçalves e Ana Duque e os pais que compunham parte da assistência mais recuada. A iniciativa repetir-se-á em breve e será aqui divulgada atempadamente.

25.7.06

Thomas Pynchon regressa à edição dez anos depois

Thomas Pynchon, um dos mais misteriosos escritores norte-americanos, vai regressar à edição com Against the Day, o seu primeiro título após 10 anos de silêncio. Completamente avesso a expor-se publicamente, obcecado pelo anonimato, Pynchon recorreu desta vez à internet para publicitar o seu novo romance. Em fundo nesta obra encontram-se «a ameaça de um desastre mundial a curto prazo, a cupidez sem freio das grandes companhias, a falsa religiosidade, a leviandade idiota e desígnios diabólicos nas altas esferas da sociedade». O livro terá 992 páginas e sairá em Dezembro com chancela da Penguin Press. De Pynchon estão traduzidos em Portugal os romances V e O Leilão do Lote 49. (fonte: Diário Digital)

Morreu o poeta tunisino Midani Ben Salah

O poeta tunisino Midani Ben Salah, um dos nomes mais marcantes da cena cultural do seu país, faleceu no passado dia 21, após doença prolongada e o seu funeral realizou-se segunda-feira, informaram hoje os media. Ex-presidente da União dos Escritores Tunisinos, Salah é considerado um dos maiores poetas e homens de letras da Tunísia e do mundo árabe. (fonte: Diário Digital)

Administrador da Comédie Française afastado

O administrador-geral da Comédie Française (CF), Marcel Bozonnet, envolvido há meses num caso de censura que agitou os meios artísticos franceses, foi afastado do cargo que ocupava desde 2001, segundo a edição online do Le Monde. Em entrevista ao diário francês, Bozonnet indicou ter sido notificado no passado dia 19 pelo titular da Cultura, Donnedieu de Vabres, de que não seria reconduzido. Bozonnet retirou da programação da CF para o próximo ano uma peça de teatro do dramaturgo austríaco Peter Handke, por este ter assumido publicamente posições pró-sérvias. (fonte: Diário Digital)

Mainardi vezes quatro










«A editora [brasileira] Record acaba de relançar quatro textos de ficção de Diogo Mainardi. Embora englobados sob o rótulo tolerante de romance, nenhum deles é o que se está acostumado a esperar de um romance - o que, de saída, já é uma vantagem. Há outras.»

(continue a ler o texto de Alcir Pécora na Folha de S. Paulo)

24.7.06

A Musa que faz pela poesia












Hoje, pelas 22 horas, na Casa da Música, o colectivo A Musa ao Espelho - José Carlos Tinoco (interpretação de poemas), acompanhado por Juca Rocha (piano), Ianina Khmelik (violino), Vanessa Pires (violoncelo) e Fátima Santos (acordeão) - apresentará parte deste projecto, feito a partir de poemas de 15 autores. Assim, e durante uma hora e meia de espectáculo, temas compostos para cada um dos poemas - da autoria de Ana Luísa Amaral, António Maria Lisboa, Bénédicte Houart, Carlos Poças Falcão, Eduarda Chiote, Daniel Jonas, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Filipa Leal, Helga Moreira, Humberto R., João Luís Barreto Guimarães, João Rios, Manuel António Pina, Rosa Alice Branco e Rui Lage - vão acentuar a ambiência dos textos, transportando o espectador através de uma viagem imaginária, visitando diferentes espaços físicos e emocionais. Em finais de Setembro, a Antologia, quase inédita de poesia contemporânea portuguesa vai aparecer acompanhada por um CD e DVD. (fonte: JN)

Autor angolano Ruy Duarte de Carvalho distinguido em Itália












O escritor angolano Ruy Duarte de Carvalho recebeu no passado dia 14 o galardão L'Olio della Poesia, atribuído pela Comune di Carpignano Salentino e a Provincia di Lecce, em Itália, informou a editora Cotovia. Segundo a editora, Ruy Duarte de Carvalho foi distinguido «pelo seu trabalho enquanto autor essencial da literatura contemporânea», sucedendo a figuras como Eduardo Sanguinetti e Alda Merini, galardoados em anos anteriores. (fonte: Diário Digital)

20.7.06

José Agostinho Baptista recebe Grande Prémio APE/CTT 2004










José Agostinho Baptista descreveu como «mais etéreo, mais leve, menos dorido» e talvez «mais acessível» do que os anteriores, o seu livro Esta Voz É Quase o Vento, Grande Prémio de Poesia APE/CTT 2004. O poeta madeirense recebeu ontem o galardão criado pela Associação Portuguesa de Escritores e patrocinado pelos Correios de Portugal em cerimónia que decorreu no auditório da sede dos CTT, em Lisboa. José Agostinho Baptista agradeceu o prémio «a todos aqueles que nunca deixaram de acreditar» nele. Nascido no Funchal a 15 de Agosto de 1948, o poeta começou a publicar em 1976, com Deste Lado Onde, sendo a obra premiada o seu penúltimo título, anterior a Quatro Luas, editado este ano. (fonte: Diário Digital)

19.7.06

Morreu Mickey Spillane (1918-2006)











Mickey Spillane, que nasceu Frank Morrison Spillane, morreu anteontem na sua casa em Murrells Inlet, Carolina do Sul, em consequência de um cancro. Tinha 88 anos. Morreu de uma maneira que nunca permitiu às suas personagens: serenamente. Mickey Spillane, escritor de policiais, criou Mike Hammer, um detective privado sádico, machista e racista. Os seus livros eram muito violentos - nos primeiros cinco morrem 48 pessoas -, mas essa característica desaparece quando volta a escrever após uma paragem de quase dez anos: 1952-61. (fonte: Público)

17.7.06

De Camões a Pessoa











De Camões a Pessoa - AViagem Iniciática (SeteCaminhos), com pinturas e textos de Ellys e poemas de Maria Azenha, é o livro que será apresentado na Casa Fernando Pessoa hoje pelas 18h30. Sobre o mesmo, escreve Luciano Reis na contracapa: "... é uma obra que nos proporciona podermos fruir da respiração vibrátil dos dois maiores mestres da literatura portuguesa. Por isso a sua dimensão vai para além daquilo que está escrito." A sessão contará com leitura de poemas a cargo de Paulo Anes, também ele poeta.

As dez melhores leituras de praia













A escritora Joanna Briscoe escolheu para o Independent aqueles que considera serem os dez melhores livros para ler na praia: Rebecca, de Daphne du Maurier; The Talented Mr. Ripley, O Talentoso Mr. Ripley, de Patricia Highsmith; The House of Sleep, A Casa do Sono, de Jonathan Coe; Northanger Abbey, de Jane Austen; The Story of You, de Julie Myerson; The Vanishing Act of Esme Lennox, de Maggie O'Farrell; The Moonstone, de Wilkie Collins; The Light Years, de Elizabeth Jane Howard; What I Loved, Aquilo Que Eu Amava, de Siri Hustvedt e The Secret History, A História Secreta, de Donna Tartt. As razões das escolhas, muito sintéticas, encontram-se aqui.

Família de Al Berto doa espólio do poeta à Biblioteca Nacional












A irmã e a sobrinha de Al Berto, que morreu em 1997, doaram o espólio do poeta à Biblioteca Nacional (BN) numa cerimónia realizada quarta-feira, anunciou hoje a instituição. Segundo a BN, o espólio do escritor é «sobretudo» constituído por manuscritos poéticos e inclui igualmente as traduções de que vários dos seus títulos foram alvo, além de correspondência - cuja consulta permanecerá «reservada» durante duas décadas - e apontamentos pessoais e biográficos. Alberto Raposo Pidwell Tavares, que adoptou o pseudónimo de Al Berto, nasceu em 1948 em Coimbra e exilou-se em Bruxelas em 1967 onde prosseguiu estudos previamente iniciados na área das artes plásticas, antes de se dedicar à literatura. A reunião da sua poesia, em 1988, sob o título O Medo, que colige a obra poética produzida entre 1974 e 1986 (na 3ª Ed., revista e aumentada, prolonga-se até 1997) valeu-lhe no mesmo ano a atribuição do Prémio Pen Club (fonte: Diário Digital)

13.7.06

Ensaio com poema de Shelley descoberto 200 anos depois















Um ensaio com um poema de Percy Bysshe Shelley (1792-1822), um dos maiores poetas românticos britânicos, foi encontrado depois de dois séculos desaparecido, anunciou hoje a livraria especializada Qaritch de Londres. O documento de 20 páginas intitulado Ensaio político, contém opiniões do autor sobre política e religião, além de um poema de 172 linhas que fala da destruição causada pela guerra e da opressão na Índia colonial. (fonte: Diário Digital)

Morreu o escritor italiano Stanislao Nievo












O escritor italiano Stanislao Nievo, vencedor de vários prémios literários no seu país, morreu na sua casa em Roma, com 78 anos, noticiou hoje a imprensa local. Nievo ganhou em 1977 o prémio Strega, um dos mais importantes de Itália, com o romance As ilhas do Paraíso. Fotógrafo, jornalista e realizador de documentários para cinema e televisão, iniciou a carreira literária como «escritor de viagens», tendo viajado durante vinte anos por todos os continentes. (fonte: Diário Digital)

Tintas da China


















Um Homem Sem Pátria, de Kurt Vonnegut, o seu primeiro livro desde 1999 é, segundo nota do editor, composto por pequenos ensaios e encontra-se também ilustrado com desenhos assinados pelo autor. Pauta-se por um registo por vezes humorístico, outras vezes atormentado, e sempre, sempre inconformado. E inclui memórias dispersas que se inspiram em exemplos como os de Mark Twain, Jesus Cristo, Abraham Lincoln e um notável médico chamado Ignaz Semmelweis. Um novo título da Tinta da China que apresenta também para breve Portugal Now, de Ralph Fox, sobre as relações de Portugal com os rebeldes espanhóis, nos anos 70, durante a Guerra Civil de Espanha.

Baptista-Bastos, por lá e por cá







O romance de Baptista-Bastos O Cavalo a Tinta- da-China (1995) foi editado na Bulgária e vai ser também traduzido em castelhano e francês, anunciou esta quarta-feira a editora ASA. É o quarto livro de Baptista-Bastos publicado naquele país, traduzido por Bistra G. Dobrinova, e saiu numa colecção cujo catálogo inclui «alguns dos mais importantes escritores contemporâneos», disse a mesma fonte. Os outros livros do autor já traduzidos em búlgaro são Cão Velho Entre Flores, As Palavras dos Outros e Um Homem Parado no Inverno. O escritor, cujo último título de ficção, No Interior da sua Ausência, saiu em 2002, revelou também já ter concluído o seu próximo romance, que será publicado até ao final do ano. Baptista-Bastos anunciou ainda a edição de uma antologia dos seus textos sobre Lisboa (crónicas, reportagens e extractos de romances), ilustrada com aguarelas originais de João Abel Manta. (fonte: Diário Digital)

12.7.06

Tesouro











Foi adicionada aos Tesouros da BN a obra de Maio referente à secção de Manuscritos. Trata-se do Livro da fabrica das nãos de Fernão de Oliveira (1507-ca. 1581), o primeiro tratado português de arquitectura naval e um dos mais antigos conservados quase integralmente. Refira-se que o projecto Tesouros da BN visa promover o conhecimento e a fruição na internet de algumas das obras mais representativas do património à guarda da BN. Um projecto aberto, em que todos os meses se pode "descobrir" um novo tesouro, quer sejam manuscritos, livros preciosos, gravuras, mapas, ou simplesmente objectos curiosos.

Arco-íris



"No seu estilo único, Banana Yoshimoto conta-nos uma história simples mas profunda. Uma história sobre a dificuldade de acreditar no amor depois de experimentar a dor e a traição, e sobre a capacidade de encontrarmos na natureza a energia para redescobrirmos o equilíbrio interior." (Nota do Editor)

Arco-íris de Banana Yoshimoto é uma novidade Cavalo de Ferro para levar, quem sabe, para férias.

11.7.06

Novas edições de poesia



















Uma Antologia do músico e letrista brasileiro Arnaldo Antunes (Titãs, Tribalistas), a Poesia Completa de Natércia Freire, Plefloração de Catarina Nunes de Almeida (Prémio Daniel Faria 2006), Tratado de Botânica de Joana Serrado e Uma Antologia de Armando Freitas Filho são os novos títulos de poesia da Quasi Edições.

Caligrafias, a sessão















«Dá-se o nome geral de caligrama a um poema visual figurativo, cujo texto se refere de algum modo à figuração, existindo entre texto e figuração alguma relação de tipo icónico.
O termo caligrama ganhou relevo quando o poeta francês Guillaume Apollinaire, em 1918, deu o título de Calligrammes a um seu livro de poemas em que incluía 32 páginas de poemas gráficos, contendo muitas dessas páginas 3 ou 4 poemas diferentes (uns realizados tipograficamente, outros caligraficamente) que logo se tornaram conhecidos com o nome de Caligramas. (...) Deste primeiro estudo analítico, embora incompleto, poderemos concluir que a descoberta destes três poemas visuais da Almada Negreiros, é um facto cultural importante tanto para uma iconografia de Almada como para o conhecimento da evolução poetográfica em língua portuguesa. Podemos certamente dizer que somos agora mais ricos!

É interessante observar que sendo a poesia visual, nos seus hoje múltiplos pendores e categorias, um jovem género artístico, misto de escrita e representação gráfica e pictoral, Almada Negreiros, sendo numa só pessoa, artista plástico e escritor de génio polivalente, tinha todas as condições para ser também um extraordinário poeta visual.»

[fragmentos do texto lido por E. M. de Melo e Castro na apresentação da separata Caligrafias que coincidiu com a inauguração da exposição com o mesmo nome]

Escritos sobre Génio e Loucura

O investigador colombiano Jerónimo Pizarro lança hoje no Grémio Literário pelas 18h30, com apresentação a cargo de António Mega Ferreira, a obra Fernando Pessoa - Escritos sobre Génio e Loucura (Imprensa Nacional Casa da Moeda) resultado da sua tese de doutoramento. Com o tempo dividido entre Lisboa e os Estados Unidos (investiga em Literatura na Universidade de Harvard), Jerónimo Pizarro trabalha presentemente na poesia ortónima de Pessoa, sob a direcção de Ivo Castro. (fonte: JL)

All Wanted (a partir de A Tabacaria)

Entre os dias 12 e 15 de Julho terá lugar no bar Majong, no Bairro Alto, sempre às 22h, uma representação do poema de Álvaro de Campos (Pessoa) A Tabacaria encenado por Nuno M. Cardoso e interpretado por Luísa Amorim e Teresa Tavares que também se encarregaram da cenografia e figurinos. O espectáculo recebeu por título All Wanted e é uma produção ARQUIBALDO. "A Tabacaria enquadra-se na última fase da obra de Álvaro de Campos. O desencantado “eu” poético medita aqui acerca de todas as expectativas que nutrira, e de como todas saíram goradas, em última análise, pela sua própria incapacidade, pela sua constante racionalização de tudo o que o rodeia." (das Notas de Produção).

10.7.06

Caligrafias










Porque eu sei o estilo de uma alma
precisamente original

Herberto Helder - Poemacto


Uma exposição colectiva na Casa Fernando Pessoa assinala a publicação do caderno temático Caligrafias, edição da Revista Mealibra, reunindo poetas e pintores, pintores poetas e poetas pintores, sob o signo do diálogo e da recriação da linguagem poética e plástica. A organização esteve a cargo de Maria João Fernandes.

Para visitar de 10 de Julho a 12 de Setembro.

Lançamento


















Depois do livro que é talvez o ponto mais alto da sua obra, Não Me Morras (2004), Eduarda Chiote publica O Meu Lugar à Mesa. O lançamento será dia 15 de Julho, na Fundação Eugénio de Andrade pelas 18:30h, com apresentação do Prof. Arnaldo Saraiva.

Fundão homenageia Eugénio










A Câmara do Fundão vai organizar, entre hoje e o próximo domingo, o Encontro do Vento - Festival de Castelo Novo, iniciativa integrada no programa de animação das Aldeias Históricas. O programa inclui um campo de férias para jovens, uma feira de produtos locais durante três dias e actividades ligadas à poesia e literatura. No sábado, a poesia estará em destaque com uma visita ao Jardim do Lugar da Casa, em Atalaia do Campo. O jardim inclui várias peças artísticas em homenagem a Eugénio de Andrade e foi criado ao lado da casa onde o poeta viveu a sua infância. (fonte: JN)

6.7.06

Lançamento








O lançamento de A transformação de Martin Lake & outras histórias (Livros de Areia: ver blogue e site), do escritor norte-americano Jeff VanderMeer, terá lugar na FNAC Colombo, em Lisboa, no dia 24 de Julho às 21:30 horas, com a presença do autor, que inicia em Lisboa a sua ronda europeia de promoção. Esta será uma edição limitada a 200 exemplares, todos numerados e assinados pelo autor. O evento inclui a exibição da curta-metragem Shriek, do finlandês Juha Lindroos, com música dos The Church e argumento do próprio VanderMeer, baseado no seu mais recente romance Shriek: an afterword. Trata-se da primeira exibição deste filme na Europa.

4.7.06

Escritor e Cavaleiro












O escritor chileno Luis Sepúlveda foi nomeado Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras de França, segundo informação difundida hoje pelo próprio em comunicado. O galardão, instituído em 1957 pelo governo francês, pretende «recompensar pessoas que se tenham distinguido pelas suas criações no sector artístico ou literário ou pela sua contribuição para o esplendor das Artes e das Letras em França e no mundo», indicaram fontes da embaixada de França em Espanha. A Ordem será imposta a Sepúlveda, actualmente a residir na cidade espanhola de Gijón, norte de Espanha, no dia 13, numa cerimónia a realizar na embaixada de França em Madrid. (fonte: Diário Digital)

3.7.06

Divulgar outros












A apresentação do número 9 da aguasfurtadas - revista de literatura, música e artes visuais - que inclui poemas de Inês Lourenço, Tiago Gomes, Rui Lage, Isabel Fernandes Pinto, Joaquim Cardoso Dias e António Pedro Ribeiro e textos de autores estrangeiros (Marcelo Rizzi traduzido por José Mário Silva; Adrienne Rich trad. por Margarida Vale de Gato e Virgínia Woolf trad. por Valério Romão), entre outros textos, terá lugar dia 6 de Julho, a partir das 21h30, nos espaços JUP da Rua Miguel Bombarda, Porto.