13.11.07

Venha ao nosso encontro






















O Festival da Literatura Irlandesa é um caloroso tributo a poetas, romancistas e dramaturgos da Irlanda, mas pretende dar também testemunho do contínuo fascínio que a cultura irlandesa tem exercido sobre criadores portugueses em âmbitos tão diversos quanto a literatura, o teatro, o cinema ou a música, construindo-se assim, pelas artes, laços de união, sólidos e duradouros, entre as nossas duas culturas. Ao longo de três dias - 14, 15 e 16 de Novembro -, acolheremos a Irlanda contemporânea através da leitura (e tradução) de poemas, de debates e encontros com escritores, encenadores e críticos, da música de tradição popular, de espectáculos teatrais e de visionamentos de filmes. O convívio entre leitores, autores, espectadores e artistas - portugueses e irlandeses - é, seguramente, a melhor forma de estimular uma compreensão mais funda das nossas identidades e modos de ver, investigar o nosso "sentido de lugar" e fortalecer um mútuo envolvimento. Rising to Meet You/ Indo ao Vosso Encontro pretende não só celebrar o poder da palavra na página, na pauta, no écrã e no palco, mas também contribuir para erguer pontes e fazer confluir caminhos entre a Irlanda e Portugal, numa colaboração estreita e recíproca, evocando a antiga benção irlandesa: "May the road rise up to meet you and the wind be ever at your back"/ "Que a estrada se erga ao teu encontro e que o vento te seja sempre favorável".

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

14 NOV. 18h30. Casa Fernando Pessoa
Encontro com o poeta Derek Mahon. Leitura de seis poemas de Derek Mahon, traduzidos por Rui Homem de Carvalho, por Pedro Mexia. Traduzir poesia: conferência por Hélia Correia. Às 20h30, serão de música irlandesa por Teresa O'Donnell e David Creevy (entrada gratuita)

15 NOV. 9h45. Faculdade de Letras (Anfiteatro 3)
Um Sentido de Lugar, com Jennifer Johnston e Derek Mahon. Encontro moderado por Teresa Casal e Rui Carvalho Homem. Às 11h30, Olhares Sobre a Literatura Irlandesa com Teresa Casal e Nicholas Grene. Moderação a cargo de Mick Greer e Angélica Varandas. Às 15h00, Um Sentido de Palco, com Enda Walsh e Jorge Silva Melo. Moderação de Maria Helena Serôdio.

16 NOV. 14h e 16h. Faculdade de Letras (sala 5/2)
Visionamento dos filmes The Dawning (1988, real. Robert Knights) e Disco Pigs (2001, real. Kirsten Sheridan) seguido de debate com Mário Jorge Torres.

Todos os eventos com entrada livre.

Etiquetas: