31.7.07

Leituras de aeroporto

















Saiba o que ler nos terminais dos aeroportos caso o seu voo se atrase. As indicações foram feitas pelo colunista da Folha de S. Paulo Nelson Ascher (NA), que também é poeta e tradutor, e pela professora de comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro Ivana Bentes (IB). Para orientar o leitor, as indicações estão divididas por tempo estimado de atraso. Aqui.

Michelangelo Antonioni (1912-2007)


















Só por uma vez recorreu a fontes literárias - adaptando um conto do argentino Cortázar que resultou no filme Blow-up -, mas o que aqui dissemos em relação a Bergman aplica-se a Antonioni: um grande autor transcende e faz-se repercutir em todas as artes. Addio, maestro!

30.7.07

A vida desta Casa












«Mas pessoalmente gostaria de ficar.
- Eu fiquei fascinado com o projecto. E acho que é possível fazer muito mais coisas, as bases estão lançadas. E a base é a Casa Fernando Pessoa. Funciona. Tem gente. Tem ruído. Sabe que a nossa preocupação era a reacção dos vizinhos pelo facto de estarmos aqui até à uma da manhã. Com música, barulho, etc. E uma vez fui falar com um dos vizinhos e avisei-o que íamos ter uma iniciativa que deveria acabar tarde. E sabe qual foi a resposta dele? Finalmente há vida nessa casa.»

Continue a ler a entrevista com Francisco José Viegas, director da Casa Fernando Pessoa, no Correio da Manhã.

Ingmar Bergman (1918-2007)















Bergman faleceu esta manhã de segunda-feira, aos 89 anos, na sua casa na ilha sueca de Gotland. Segundo a filha, que não quis precisar a hora do óbito, o cineasta morreu «calma e docemente». Quando morre um grande artista, a literatura fica mais pobre. Todas as artes ficam mais pobres.

26.7.07

Última entrada até Setembro










José Eduardo Agualusa apresentou o mais recente título de António Manuel Venda, O que Entra nos Livros, naquela que foi a derradeira actividade a ter lugar na Casa Fernando Pessoa antes da habitual pausa de Agosto. Podíamos ter presumido casa cheia - não o fizemos -, mas o auditório encheu assim mesmo. A Casa permanecerá aberta, para visitas. E este espaço manter-se-á actualizado. Mais imagens no blogue do autor.

Etiquetas:

20.7.07

Livros no bolso












Booket é a nova marca lançada pelas Publicações Dom Quixote para a edição de livros de bolso. Trata-se de uma colecção de natureza generalista que pretende colocar à disposição de todos os leitores uma vasta e diversificada selecção de prestigiadas obras de autores nacionais e internacionais. António Lobo Antunes, Isabel do Carmo, José Eduardo Agualusa, Inês Pedrosa, Rodrigo Guedes de Carvalho, Rita Ferro, Gabriel García Márquez, John le Carré, Michael Crichton, Matilde Asensi, Robert Wilson, entre muitos outros, estão agora disponíveis num formato mais cómodo para o leitor que deste modo poderá transportar consigo grandes autores em pequenos livros.

18.7.07

Apresentação


















Antes da pausa habitual de Verão, a Casa Fernando Pessoa recebe ainda o novo livro de António Manuel Venda que será apresentado por José Eduardo Agualusa no próximo dia 25, pelas 21h30. O que Entra nos Livros (Ambar) começa quando uma estranha carta sobre o romance de António Manuel Venda O Medo Longe de Ti, publicado em 2003, chega ao autor através da editora, depois de para lá ter sido enviada por um homem que assina J. D. Sapinho Júnior.

Etiquetas:

17.7.07

Antologia de textos de Al Berto sobre o Alentejo












Degredo do Sul, uma antologia que reúne 48 textos literários do poeta Al Berto, foi lançada no sábado, na Casa do Alentejo. O livro, que pretende evocar os dez anos da morte de Al Berto, resulta de uma edição conjunta da Assírio & Alvim, do jornal Diário do Alentejo, da associação Longitude Zero e do Centro Cultural Emmerico Nunes. Trata-se de um “livro de regressos” que, segundo Paulo Barriga - responsável pela selecção dos textos - faz uma “breve viagem” por “algumas geografias assumidas por Al Berto”, no litoral alentejano, mais precisamente em Sines, Vila Nova de Milfontes e São Torpes. (fonte: Destak/ Lusa)

Mário de Carvalho recebe prémio literário italiano












Um Deus Passeando na Brisa da Tarde, do escritor Mário de Carvalho, venceu o prémio literário Giusepe Acerbi, este ano dedicado à literatura portuguesa. O Prémio Giusepe Acerbi - nome do explorador, literato e egiptólogo italiano - foi instituído em 1993 pelo município de Castel Goffredo, Mântua, para «dar a conhecer e aproximar os povos», distinguindo anualmente uma obra de ficção de um determinado país. O prémio será entregue a 9 de Novembro em Castel Goffredo.
(fonte: Diário Digital/ Lusa)

Livros de Agualusa chegam ao cinema













Quando visitou um amigo em Luanda, certa vez, o escritor angolano José Eduardo Agualusa se esqueceu que o elevador do edifício não mais funcionava. Assim, ao abrir a porta, distraído, ele se surpreendeu ao encontrar uma pequena cama e um pôster de Che Guevara, na parede. Sentado na cama, um anão. 'Como o elevador não serve mais, eu agora moro aqui', disse ele, para surpresa do escritor. 'Em meu país, a realidade é mais poderosa que a ficção', comenta Agualusa, que transformou esse e outros insólitos casos em história literária, criando uma obra marcada por imagens tão fortes que quatro de seus livros estão para chegar ao cinema, dos quais dois por diretores brasileiros.
Assim, Lula Buarque de Holanda vai dirigir O Vendedor de Passados, enquanto Belisário Franca planeja a versão de Nação Crioula. Já a inglesa Karen Boswall, que vive em Moçambique, vai cuidar de As Mulheres do Meu Pai, romance do qual participou ativamente. E a portuguesa Joana Porto vai dirigir Estação das Chuvas. (continue a ler no Estado de S. Paulo...)

16.7.07

Fernando Echevarría vence Prémio Sophia de Mello Breyner

O poeta Fernando Echevarría é o vencedor, com Obra Inacabada, da edição de 2007 do Prémio Sophia de Mello Breyner Andresen, anunciou fonte da Câmara de S. João da Madeira. Este prémio bienal, instituído em 2005 pela autarquia em colaboração com a Associação Portuguesa de Escritores (APE), tem por objectivo galardoar uma obra que reúna a totalidade dos livros de poesia de autor português. Na primeira edição foi distinguida a antologia O Poeta na Rua, de António Ramos Rosa. O júri foi constituído pelos professores José Manuel Mendes e Carlos Sousa, da APE, e pelo presidente da Câmara de S. João da Madeira, Castro Almeida. O autor da obra vencedora recebe um prémio monetário de 10.000 euros, um dos mais elevados no país neste género de iniciativas. (fonte: Diário Digital)

12.7.07

Revisitar o espólio da Casa












Todos os anos, pelo Verão, a Casa Fernando Pessoa revisita o seu espólio de pintura, fotografia, serigrafia e escultura para reorganizar os seus espaços interiores. Durante os meses de Julho e de Agosto, a programação normal de exposições de artes plásticas fica, assim, interrompida; o resultado, para todos nós, é comovente, uma vez que se trata de matéria própria, relacionada com Fernando Pessoa e a sua obra.
Para os que trabalham na Casa Fernando Pessoa, trata-se de cumprir um rito anual, escolhendo parte das peças que constituem a colecção que mantemos desde a abertura da Casa, há catorze anos, e que tem vindo a ser enriquecida com algumas contribuições amigas.
O espólio da Casa abriga peças de que nos orgulhamos. Muitas vezes, não por serem valiosas, mas por constituírem uma parte do património da Casa Fernando Pessoa, cuidado e mantido pelos que aqui trabalham. De certa maneira é uma exposição muito pessoal, muito familiar – o facto de a escolhermos para o Verão é também um sinal dessa familiaridade. Queremos que os visitantes da Casa, nestes meses de Julho e Agosto (e parte de Setembro) a sintam também como coisa sua.
Francisco José Viegas
12 de Julho de 2007

Etiquetas:

11.7.07

Inaugura depois de amanhã












"Dá-me vinho que a vida é nada"

Um olhar sobre Fernando Pessoa. Exposição de trabalhos do Núcleo de Ilustração, Argumento e Banda-Desenhada na Casa Fernando Pessoa.

Da parceria que existe entre a Casa Fernando Pessoa e a Associação de Estudantes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, sob a inspiração do fascínio colectivo em torno desse extraordinário poeta e escritor, surgiu a realização de uma série de trabalhos gráficos à luz da vida de Fernando Pessoa. O resultado vislumbra-se numa variedade de perspectivas que acentuam facetas particulares do poeta, da sua vida, de trechos de obras suas, caracterizadas através da ilustração, da banda-desenhada e do cartoon de artistas ascendentes no panorama nacional. A exposição ficará patente entre os dias 13 de Julho e 20 de Setembro, no espaço-galeria do terceiro andar da Casa Fernando Pessoa. Entrada livre.

Horário:
Seg a Sex das 10h00 às 18h00
Qui das 13h00 às 20h00

Etiquetas:

10.7.07

Imagens de Junho










Dia 4: o prof. Emílio Salgueiro abrilhantou a segunda metade da apresentação de Fernando em Pessoa (Fenda), da dra. Celeste Malpique; Dia 21: Otávio Frias Filho, director-editorial da Folha de S. Paulo, reconheceu ter descoberto em João Pereira Coutinho - que nos falou de Queda Livre (Palavra) - uma "alma gémea"; Dias 25, 26, 28 (e 4 de Julho): muitas horas passadas com Cabo Verde no Coração; Dia 28: Os Livros em Desassossego perguntaram se Existem livros de Verão?.

Etiquetas:

6.7.07

Pessoa revisited


















Fernando Pessoa, Poeta Inglês designa o encontro entre Luísa Freire, Richard Zenith e Teresa Rita Lopes que terá lugar quinta-feira 12 de Julho pelas 19h, na Casa Fernando Pessoa. Serve de pretexto a edição pela Assírio & Alvim de mais um volume da Obra Essencial de Fernando Pessoa, este precisamente dedicado à Poesia Inglesa. Os poemas serão lidos por Amanda Booth e por João Grosso. Entrada livre.

Etiquetas:

5.7.07

Fundação José Saramago vai estudar obra do Nobel português


















O Nobel da Literatura José Saramago criou uma fundação com o seu nome que irá preservar e estudar a obra literária e o espólio do autor português, e ainda tomar partido «por grandes e pequenas causas». A notícia foi avançada na edição de hoje do semanário Jornal de Letras (JL), que publica em exclusivo a Declaração de Princípios escrita pelo autor para a Fundação José Saramago, criada a 29 de Junho, na qual expressa os seus desejos pessoais para esta instituição, nomeadamente, que se pautará pela defesa dos direitos humanos e a preservação do ambiente. Ainda de acordo com o JL, a sede da Fundação José Saramago será partilhada por Lisboa e Lanzarote, onde o escritor vive, terá uma delegação na Azinhaga do Ribatejo, aldeia natal do autor, e uma outra delegação em Castril (Granada). Nas instalações, o público interessado poderá encontrar todas as obras do Nobel da Literatura de 1998, escritas em várias línguas, discursos, entrevistas, teses sobre a sua obra, os diplomas das mais de quatro dezenas de doutoramentos honoris causa concedidos por universidades portuguesas e estrangeiras. Em Lanzarote ficará a biblioteca de José Saramago, composta por mais de 22 mil obras e a sua correspondência, um espólio que está a ser catalogado por dois especialistas espanhóis. Pilar del Rio, esposa de Saramago, irá presidir ao conselho de administração da entidade, que terá mais dois vogais, José Sucena, como administrador-delegado executivo, e Fernando Gomez Aguilera, presidente da Fundação César Manrique, sedeada em Lanzarote, com a qual existirão relações institucionais privilegiadas. (fonte. Diário Digital)

3.7.07

Recital de piano












PROGRAMA:
Moszkowski
Estudo op. 72 nº 4
Scarlatti
Sonata em Dó M
J.S. Bach
Prelúdio e Fuga em Mi M - I caderno
Beethoven
Sonata OP. 31 Nº 2 em Ré M
Luís de Freitas Branco
Prelúdio nº 1
Prelúdio nº 7
Alexandre Delgado
Pequena Obsessão Compulsiva
Gershwin
Três Prelúdios

Entrada livre limitada aos lugares disponíveis.

Etiquetas:

Aquela "máquina"












É já depois de amanhã, quinta-feira, que os diários (2003-2004) de Pompeu Miguel Martins se dão a conhecer, na presença do próprio, na Casa Fernando Pessoa.

clique sobre a imagem para ler melhor

Etiquetas:

2.7.07

Fruta da época


















A poesia reunida de Daniel Maia-Pinto Rodrigues (n. 1960) é apresentada no Teatro do Campo Alegre, no Porto, na sessão Quintas de Leitura. Dia 5 de Julho, às 22h, no Café Teatro. Participam Yolanda Castaño, Filipa Leal, Isaque Ferreira e Pedro Lamares.

Génio e loucura












Fernando Pessoa: entre génio e loucura, de Jerónimo Pizarro - investigador colombiano da Universidade de Harvard e actualmente em Lisboa (Fac. Letras), onde integra o Grupo de Trabalho para o Estudo do Espólio e Edição Crítica da Obra de Fernando Pessoa - é «uma biografia intelectual, alimentada por transcrições dos papéis deixados pelo autor na sua célebre arca e também por anotações marginais que deixou nos livros que consultou sobre génio e sobre loucura». Acaba de sair na Imprensa Nacional e faz companhia a Escritos sobre Génio e Loucura, de 2006 (volume VII da Edição Crítica de Fernando Pessoa).

Cinco portugueses podem ganhar Prémio Portugal Telecom










As Pequenas Memórias, José Saramago (Companhia das Letras*)
As Intermitências da Morte, José Saramago (Companhia das Letras*)
Boa Tarde às Coisas Aqui em Baixo, António Lobo Antunes (Objetiva*)
Equador, Miguel Sousa Tavares (Nova Fronteira*)
Jerusalém, Gonçalo M. Tavares (Companhia das Letras*)
Sem nome, Helder Macedo (Record*)

Saramago encontra-se nomeado em duas categorias (romance português e autobiografia portuguesa). A segunda etapa de votação visa escolher dez finalistas. Notícia, aqui. Nomeados, aqui.

* na edição brasileira.