29.8.07

Ashbery é o primeiro poeta eleito pela MTV












John Ashbery é o primeiro poeta distinguido pela mtvU, o canal universitário norte-americano da cadeia MTV. Excertos dos seus poemas serão divulgados durante a programação do canal, procurando captar a atenção dos estudantes para um concurso de poesia a realizar em breve. O director geral da mtvU, Stephen K. Friedman, revelou que John Ashbery é o nome ideal para motivar uma nova geração de poetas. Ashbery, que já venceu praticamente todos os grandes prémios americanos de poesia, é habitualmente reconhecido como um dos mais importantes poetas dos EUA. Influenciado pela leitura compulsiva de W.H. Auden, Dylan Thomas ou Wallace Stevens, foi cedo catalogado também como descendente do surrealismo francês e integrou o grupo da "escola de Nova Iorque", com nomes como Kenneth Koch, Frank O'Hara ou James Schuyler. (fonte: DN)

Romance de Mia Couto vence prémio literário no Brasil






O escritor moçambicano Mia Couto foi distinguido com o V Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo seu romance O Outro Pé da Sereia. A selecção fez-se a partir de 215 obras escritas em língua portuguesa publicadas nos últimos dois anos e inscritas nesta edição do galardão. O anúncio aconteceu na abertura da XII Jornada Nacional de Literatura, segunda-feira à noite, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. A Jornada Nacional de Literatura, que se realiza de dois em dois anos, é um projecto da Universidade de Passo Fundo e da Câmara Municipal da cidade, a 328 quilómetros da capital Porto Alegre. Além do prémio de 100 mil reais ( 37,5 mil euros), Mia Couto ganhou o troféu Vasco Prado concedido pela Universidade de Passo Fundo. (fonte: DN)

Gonçalo M. Tavares e Mia Couto entre os finalistas do prémio PT









Os escritores Gonçalo M. Tavares e Mia Couto estão entre os dez finalistas ao Prémio Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2007, que será entregue a 16 de Outubro a três apurados. Os dez finalistas a esta quinta edição do prémio foram seleccionados entre 51 obras semi-finalistas por um júri inicial composto por 300 críticos literários e professores de literatura de todo o Brasil. Concorrem ao prémio livros publicados no Brasil em língua portuguesa, com primeira edição no Brasil entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2006, e com primeira edição no exterior entre 1 de Janeiro de 2003 e 31 de Dezembro de 2006, desde que tenham sido publicados no Brasil no mesmo período. O Prémio PT de Literatura Portuguesa é atribuído a três apurados finais, que recebem, no primeiro lugar, 100 mil reais (cerca de 37.500 euros), no segundo lugar, 50 mil reais (19 mil euros) e o terceiro lugar, 35 mil reais (13 mil euros), além de um troféu criado pelo artista plástico Paulo Von Poser.

FINALISTAS: Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares, O Outro Pé da Sereia, de Mia Couto, Bom Dia Camaradas, de Ondjaki, Cantigas do Falso Alfonso el Sábio, de Affonso Ávila, História Natural da Ditadura, de Teixeira Coelho, Macho Não Ganha Flor, de Dalton Trevisan, O Paraíso é Bem Bacana, de André Sant'Anna, O Roubo do Silêncio, de Marcos Siscar, O Segundo Tempo, de Michel Laub, Por Que Sou Gorda, Mamãe?, de Cintia Moscovich. (fonte: Diário Digital)

28.8.07

Alberto de Lacerda (1928-2007)












Morreu Alberto de Lacerda, uma das grandes vozes da poesia portuguesa da segunda metade do século XX português. Faria 79 anos no próximo dia 20 de Setembro. Natural da ilha de Moçambique, radicado em Londres desde 1951, o autor que Eduardo Lourenço caracterizou como «anjo um pouco dandy, já de passagem para aquela espécie de pátria que só o poema lhe daria», foi encontrado em coma, em sua casa, ao princípio da tarde de domingo, pelo crítico de arte John McEwen, com quem tinha combinado almoçar. (fonte: Da Literatura)

Continue lendo sobre Alberto de Lacerda no blogue Da Literatura (escreve Eduardo Pitta)

Espanha perde ensaísta Francisco Umbral











O escritor e jornalista espanhol Francisco Umbral morreu esta madrugada em Madrid, devido a uma falha cardiorespiratória. Tinha 72 anos. O madrileno foi uma das figuras literárias mais importantes de Espanha nas últimas décadas, tendo recebido numerosos prémios, entre os quais o galardão Príncipe das Asturias das Letras em 1996 e o prémio Cervantes de 2000. Actualmente, Umbral escrevia a crónica Os Prazeres e os Dias para o El Mundo. Ao longo da sua trajectória, mostrou um dos olhares mais incisivos e críticos sobre a sociedade contemporânea espanhola, mas isso nunca diminuiu o sentimento e o lirismo que impregnam os seus livros. (fonte: Diário Digital)

27.8.07

Morte de um epicurista













Eduardo Prado Coelho (1944-2007)

Definiu-se assim no último livro: "Um português de classe média, professor, escrevendo nos jornais, tendo uma certa vida pública e cerca de 60 anos, com uma filha, um neto e algumas histórias de amor." Eduardo Prado Coelho, de 63 anos, professor universitário, crítico literário e ensaísta, morreu sábado último na sua casa em Lisboa, vítima de ataque cardíaco. Era colaborador do Público desde o primeiro número, tendo mantido nos últimos dez anos uma coluna de segunda a sexta-feira, O Fio do Horizonte, que iniciou no dia 2 de Fevereiro de 1998. Nasceu em Lisboa, a 29 de Março de 1944. A mãe, Dália Reis de Almeida, era professora do ensino secundário, licenciada em Românicas. O pai, Jacinto Prado Coelho, era professor catedrático de Literatura Portuguesa Moderna na faculdade onde o filho se licenciou. Era também crítico literário e ensaísta, uma referência no seu tempo. Apesar de o seu pai querer que fosse para Direito, foi decisiva uma conversa que teve com José Hermano Saraiva para se inscrever em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa. Contou ao Diário de Notícias, em Setembro de 2001, que nessa altura o pai lhe deu um conselho que não seguiu: "Tens muitas qualidades, mas um enorme defeito: só fazes as coisas que te dão prazer." (fonte: Público)

24.8.07

Saramago promove leitura na Colômbia












No âmbito de uma campanha de promoção da leitura junto da população, a Secretaria da Cultura de Bogotá, capital da Colômbia, levou a cabo uma edição de cem mil exemplares de uma obra de José Saramago. O livro intitulado Palavras Guardadas para um Mundo Melhor compreende as prosas De como a Personagem foi Mestre e o Autor Aprendiz, Reivindicação dos Direitos Humanos, Nosso Livro de Cada Dia e Este Mundo de Injustiça Globalizada. Incluída na obra encontra-se ainda uma declaração do edil da cidade, Luis Eduardo Garzón, que declara partilhar com Saramago "a convicção de que os intelectuais e os governantes partilham a responsabilidade de defender os direitos essenciais do ser humano". A campanha Livro ao Vento chega, com a edição da obra de Saramago, aos 1,8 milhões de exemplares, indicou fonte da autarquia. Iniciada em 2005, a iniciativa, baseada num sistema de empréstimos, consiste na disponibilização de dezenas de livros gratuitos nos autocarros, com posterior devolução nas estações. Este programa foi uma das razões invocadas pela UNESCO para declarar Bogotá "Capital Mundial do Livro 2007". (fonte: JN)

Lobo Antunes participa em Berlim num encontro de escritores









O escritor António Lobo Antunes é um dos 150 autores convidados a participar no Festival de Literatura de Berlim, entre os dias 4 e 16 de Setembro. Mário Vargas Llosa, Isabel Allende, Ignacio Padilla e Amir Valle são outros dos autores convidados. A literatura latino-americana será a estrela desta sétima edição do Festival, em que participam 30 autores de língua espanhola e portuguesa, entre os quais, além de Lobo Antunes, o brasileiro Reginaldo Ferreira da Silva, o argentino Edgardo Cozarinsky e a hispano-uruguaia Carmen Posadas. Noutra secção do Festival, Literaturas do Mundo, que visa dar a conhecer poetas e prosadores desconhecidos na Alemanha, participam o peruano Ivan Thays e a colombiana Piedad Bonnett, escolhidos por Vargas Llosa. O Festival incluirá ainda leituras, conferências e documentários. (fonte: Diário Digital)

22.8.07

Jabuti distingue romance de Carlos Nascimento Silva












Foram divulgados ontem os prémios relativos à 49ª edição do Jabuti, a distinção com mais tradição no meio literário brasileiro. Na categoria de melhor romance venceu o título Desengano, de Carlos Nascimento Silva, logo seguido por Vista Parcial da Noite, de Luiz Ruffato e Pelo Fundo da Agulha, de Antonio Torres. Na categoria contos e crónicas Ferreira Gullar foi distinguido pelo livro Resmungos e a obra Cantigas do Falso Alfonso El Sabio, de Affonso Ávila, superou a concorrência na arte poética. Prémios nas restantes categorias, aqui. Mais sobre o Jabuti, também aqui.

20.8.07

Mário Cabral vence Prémio Literário John dos Passos

Por decisão do júri composto por Margarida Falcão, Fernando Figueiredo e Miguel Oliveira, o vencedor do 1.º Prémio Literário John dos Passos, 2007, foi o romance do autor Mário Cabral, intitulado O Acidente. A iniciativa foi promovida conjuntamente pela Câmara Municipal da Ponta do Sol (Madeira) e pela Direcção Regional dos Assuntos Culturais, através da Biblioteca John dos Passos. Este Prémio, de âmbito nacional e no valor de 2.500.00 €, que visa homenagear a memória do escritor homónimo assim como incentivar a produção e investigação histórico-literárias, será entregue em sessão pública aquando das Festas do Concelho da Ponta do Sol, a 8 de Setembro de 2007.

17.8.07

Maria Teresa Horta abre encontro no Brasil











Maria Teresa Horta é a escritora portuguesa convidada para proferir a conferência de abertura do XXI Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, que decorre entre 3 e 6 de Setembro na Universidade de São Paulo. O encontro bienal é subordinado ao tema "Revoluções, Diásporas e Identidades". A Maria Teresa Horta, cuja obra será abordada nas comunicações de vários professores, foi pedido que falasse também sobre a sua escrita. Apesar de considerar que "o poeta e o escritor escrevem e os outros falam" e que não tem de "dissertar" sobre a sua escrita, a autora acedeu a fazê-lo e tem estado a preparar essa intervenção. (fonte: JN)

16.8.07

Mário Cesariny lê poemas seus em gravação inédita


















Mário Cesariny lê com grande força e expressividade 34 poemas seus numa gravação feita em sua casa, poucos meses antes de morrer, lançada há dias numa iniciativa da editora Assírio & Alvim. Os poemas foram gravados em três domingos de Maio e Junho de 2006, e foi o próprio Cesariny que os escolheu de três livros seus, Cidade Queimada (1966), Pena Capital (1957) e Manual de Prestidigitação (1956). O editor Manuel Rosa, autor do projecto, esteve presente nas sessões juntamente com o engenheiro de som Vasco Pimentel. Sentado em sua casa, na rua Basílio Teles, perto da Praça de Espanha, em Lisboa, onde viria a morrer meses depois, Cesariny ia escolhendo e lendo os poemas, enquanto bebia chá, para aclarar a voz da rouquidão, e fumava cigarros. Este CD (com livro) foi apresentado na passada quinta-feira à noite no LUX Frágil por José Manuel dos Santos, junto com um livro/entrevista também publicado com o DVD do filme Autografia, realizado por Miguel Gonçalves Mendes. Este último, Autografia/ Verso de Autografia, de 140 páginas, fotografias de Susana Paiva e trabalho gráfico de Paulo Reis, inclui o melhor das entrevistas feitas a Cesariny durante as mais de vinte horas de rodagem de Autografia, um documentário sobre a sua vida e obra que contém apenas duas horas do material filmado. Mário Cesariny de Vasconcelos foi um dos mais importantes poetas portugueses do século XX. Destacou-se na pintura, mas foi também romancista, ensaísta e dramaturgo. Morreu a 26 de Novembro em sua casa, em Lisboa, aos 83 anos, vítima de doença prolongada. (fonte: Diário Digital)

Booker 2007 ignora nomes consagrados










O anúncio dos finalistas do Booker Prize, um dos principais prémios literários do mundo e o de maior prestígio no Reino Unido, está a causar controvérsia. Grandes estrelas como J.M. Coetzee, Graham Swift, Doris Lessing e Michael Ondaatje ficaram de fora. Além disso, apenas 13 livros foram seleccionados, em vez de 18, como acontecera em edições anteriores. Há quatro estreantes e entre os consagrados só foi escolhido Ian McEwan, com o romance Na Praia de Chesil (Gradiva). Para o Guardian, um dos principais jornais de Londres, foi "uma das maiores surpresas" em 39 anos de existência do Booker. Entre os finalistas estão o neozelandês Lloyd Jones, Peter Ho Davies, A.N.Wilson e o paquistanês radicado em Inglaterra Mohsin Hamid. O vencedor será conhecido a 16 de Outubro. (fonte: Folha de S. Paulo)

Na Folha ainda, João Pereira Coutinho sobre o livro de McEwan.

Lista completa de finalistas, aqui.

13.8.07

João Vário (1937-2007)









O poeta cabo-verdiano João Vário (nome literário de João Manuel Varela) morreu na passada terça-feira na cidade do Mindelo, aos 70 anos. Nascido em S. Vicente, João Manuel Varela licenciou-se em Medicina pelas universidades de Coimbra e Lisboa, e doutorou-se pela Universidade de Antuérpia. Viveu também em Angola e no Lesoto. Regressado a Cabo Verde, em finais dos anos 90, fundou a Academia de Estudos de Culturas Comparadas, que publicou vários números da revista "Anais". Autor de uma obra de fundamental importância para a literatura cabo-verdiana – e para a cultura lusófona –, João Manuel Varela publicou, entre outros livros, Exemplos, Contos da Macaronésia e O Estado Impenitente da Fragilidade. Poeta, contista, romancista e ensaísta, também usou os pseudónimos de Timóteo Tio Tiofe (poesia) e G.T. Didial (ensaios e ficção).